Vender comida

Como vender no Rappi? Cadastro e dicas para aumentar o faturamento!

Num primeiro momento, aprender como vender no Rappi parece uma tarefa complicada. De fato, existem alguns desafios que reforçam essa tese, como o conhecimento das funcionalidades, concorrência intensa, relacionamento com o cliente e os cuidados com a logística. 

Tendo isso em mente, desenvolvemos este guia que ajuda a descomplicar a sua relação com essa plataforma. A seguir, você descobrirá como fazer o seu cadastro no sistema e até dicas para otimizar os resultados do seu restaurante. Tudo isso de maneira prática e didática.

Ficou curioso? 

Então, continue a leitura e tire suas dúvidas! 

Como funciona o Rappi?

Rappi é um aplicativo de delivery que entrega produtos de vários segmentos, desde alimentos e bebidas até itens de supermercado, farmácia, casa, tecnologia, beleza e para animais de estimação. Disponível em versão web e em apps para celular Android ou iPhone (iOS), ele oferece um sistema descomplicado para o usuário.

Essa tecnologia permite que você personalize diversas informações do seu estabelecimento, como o horário de funcionamento e a imagem de divulgação. Ademais, é possível criar promoções e aplicar descontos exclusivos para atrair clientes e potencializar suas vendas. 

Como vender no Rappi? Passo a passo! 

Siga este passo a passo e aprenda como vender no Rappi:

  1. Adicione seus dados pessoais, legais e bancários;
  2. Defina seus pontos de venda;
  3. Assine o contrato;
  4. Faça associação entre sua mercadoria e os seus pontos de vendas;
  5. Ative seu estabelecimento. 

Quanto custa o cadastro no Rappi? 

O cadastro no Rappi é gratuito. O sistema faz uma cobrança pelo uso e aluguel da plataforma, que depende do plano contratado pelo cliente. 

Qual a taxa cobrada no Rappi? 

12% para restaurantes que entregam o produto, e 13% quando o consumidor retira o pedido no local. Também há o plano de entrega parceira, que é de 27%. 

Vale a pena vender no Rappi? 

A escolha do Rappi como delivery de entrega depende de vários fatores, incluindo o tipo de negócio que você tem, suas necessidades e recursos disponíveis. Por isso, analise todos esses pontos com cuidado antes de tomar uma decisão. 

Benefícios de vender no Rappi 

  • Ampla exposição: o sistema contém uma base de usuários considerável, o que coloca o aplicativo como um dos maiores da América Latina. Por isso, é uma ótima opção para ganhar renda extra ou abrir o seu próprio negócio; 
  • Plataforma de entrega eficaz: esse aplicativo proporciona uma infraestrutura completa de entrega, o que ajuda a atender os consumidores com agilidade; 
  • Ferramentas de gestão: vender no Rappi permite que o empreendedor gerencie pedidos, monitore as métricas de performance e analise dados para ajustar gargalos e otimizar os resultados. 

Desvantagens de vender no Rappi 

  • Taxas e comissões: como vimos acima, o Rappi cobra taxas por cada venda realizada. Por isso, verifique se esses custos são adequados para o seu negócio;
  • Concorrência: a presença de diversas empresas exige que você encontre formas de destacar da concorrência, seja com preços competitivos e promoções irresistíveis;
  • Dependência da Plataforma: ao depender apenas do Rappi para as vendas, você coloca uma parte significativa do seu negócio nas mãos de terceiros. Mudanças nas políticas, algoritmos ou funcionamento do aplicativo podem afetar diretamente suas vendas e operações.

Dito isso, analise os custos, benefícios e como a plataforma se alinha às características e metas do seu negócio, antes de tomar uma decisão, ok?

Além dessa dúvida, outro questionamento bastante comum entre os empreendedores é escolher entre Rappi ou Ifood. Por isso, vamos analisar essa questão, a seguir. 

Rappi ou Ifood: qual é a melhor para o meu negócio? 

Se o seu foco é a entrega de alimentos, o iFood é altamente especializado nesse nicho e pode oferecer uma audiência mais segmentada para restaurantes e negócios de comida. O Rappi, por sua vez, contém uma variedade de serviços, incluindo soluções para reformas e reparos.

Entretanto, trabalhar com as duas opções pode ser uma ótima oportunidade para o seu negócio. Veja: 

  • Maior alcance de clientes: ao estar presente em duas plataformas populares, você amplia seu alcance e exposição, atingindo uma base maior de clientes potenciais. Isso resulta em um aumento nas vendas e na visibilidade da sua marca;
  • Diversificação de Públicos: ambos sistemas atraem públicos diferentes, o que permite alcançar vários segmentos de mercado, atendendo a diversos tipos de consumidores;
  • Mitigação de Riscos: ao trabalhar com duas plataformas, você distribui os riscos, tornando seu negócio menos vulnerável a problemas que podem ocorrer em um dos sistemas;
  • Flexibilidade e oportunidades estratégicas: permite que você experimente diferentes estratégias de precificação, promoções e marketing. Você pode observar quais táticas funcionam melhor em cada plataforma e otimizar suas abordagens;
  • Adaptação às Preferências dos Consumidores: alguns clientes preferem um sistema específico, seja por causa da interface, das promoções ou da experiência do usuário. Ao estar em ambas, você atende às preferências variadas dos consumidores.

Portanto, se você está com dúvidas entre Rappi ou Ifood, teste ambas plataforma e verifique se elas são adequadas para a sua empresa. 

Como aumentar as vendas no Rappi? Confira 11 dicas!

Passo a passo para vender mais no Rappi:

  • Coloque a casa em ordem;
  • Tire fotos únicas;
  • Use o Portal Partners estrategicamente;
  • Redobre a atenção com os pedidos;
  • Cuide da qualidade dos produtos;
  • Jamais cancele um pedido;
  • Cuide da reputação da sua marca;
  • Crie campanhas de marketing para atrair os clientes;
  • Invista no Rappi Ads;
  • Trabalhe com o chat direto;
  • Não desista.

1- Coloque a casa em ordem 

Antes de iniciar a sua jornada, você deve aplicar as seguintes ações:

  • Confira se a sua internet funciona e a conectividade com o sistema do delivery está em dia; 
  • Pergunte a equipe de cozinha e bar sobre a disponibilidade dos produtos;
  • Evite iniciar um atendimento caso esteja com produtos em falta; 
  • Verifique ainda se o estabelecimento está com todas as embalagens, seja kit de serviços, sacolas, entre outros. 

Com tudo em dia, siga para os próximos passos. 

2- Tire fotos únicas 

Aquele famoso ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras” é cada vez mais necessário quando falamos sobre como vender no Rappi ou em qualquer outro tipo de aplicativo. 

Especialmente porque uma linda foto de capa, um logo legível e uma bela imagem dos pratos ou produtos do seu estabelecimento são essenciais para chamar atenção do consumidor. 

Tendo isso em mente, siga as recomendações do próprio Rappi para tirar fotos incríveis para o seu negócio. 

  • Use imagem horizontal. Coloque o produto no centro da foto e a uma distância considerável para que o consumidor visualize o que vai comprar, como orienta o exemplo abaixo: 
  • Priorize a iluminação natural para que o cliente veja todos os detalhes da foto. Evite usar flash de câmera ou sombras profundas, pois elas atrapalham a experiência do consumidor; 
  • Use um fundo branco para valorizar o produto a ser fotógrafo. Lembre-se de usar o mesmo fundo em todos os itens para proporcionar uma consistência ao visual do seu negócio;
  • Cuide da limpeza da imagem, ou seja, evite usar itens que distraiam o cliente, tais como logos, textos ou pessoas; 
  • Pense nos ângulos como um recurso para comunicar as melhores características do seu produto. Ademais, prefira o mesmo ângulo para uma mesma categoria. Use o ângulo de 45º, que é ideal para pratos com mais de uma camada, como hambúrguer; 
  • Experimente ainda o ângulo de 45 grados, que é como o consumidor vê o prato na mesa. 

3- Use o Portal Partners estrategicamente

Essa é uma das dicas mais importantes quando se ensina como vender no Rappi. Afinal, não adianta concentrar sua energia no atendimento e se esquecer de analisar os números. 

Tal preocupação é necessária porque são esses indicadores que informam os problemas relacionados ao prazo de entrega, ocorrência de erros, cancelamento e disponibilidade. 

Assim, você terá insumos suficientes para entender os pontos positivos e negativos do seu negócio e implementar ações que facilitem a otimização dos resultados. 

Para fazer um estudo mais completo, recomenda-se que você compare seus dados ao longo do tempo e em diferentes períodos, como semanas ou meses. Isso ajuda a  identificar tendências sazonais, variações e áreas de crescimento ou declínio.

Por exemplo, é possível observar se houve aumento nas vendas durante feriados ou queda em determinados dias da semana, o que contribui para o desenho do planejamento e a alocação de recursos.

A propósito, confira a imagem abaixo e veja todas as funcionalidades disponíveis no Portal Partners: 

4- Redobre a atenção com os pedidos 

Um dos erros mais comuns entre os donos de restaurantes é enviar pedidos incompletos para os clientes. Para evitar esse problema, recomenda-se que você:

  • Imprima a comanda de cada solicitação dos consumidores;
  • Verifique todos os itens ao embalar o produto;
  • Escolha um colaborador para embalar os molhos, guardanapos e talheres;
  • Adicione os selos aprovados por Rappi em suas embalagens. Isso garante que os produtos viagem com segurança. 

5- Cuide da qualidade dos produtos 

Para isso, recomenda-se que você priorize embalagens adequadas. Se você trabalha com líquidos, por exemplo, use as herméticas. Em seguida, lembre-se de verificar se elas estão lacradas corretamente. 

Outra dica importante é não colocar produtos frios sobre os quentes, uma vez que isso prejudica a qualidade da mercadoria. 

6- Jamais cancele um pedido

Restaurantes que cancelam pedidos podem ter sua conta suspensa temporariamente e, como consequência, perder vendas. Para continuar ativo no sistema, siga nossas dicas:

  • Aceite um pedido assim que for solicitado na plataforma; 
  • Gerencie ou feche seu estabelecimento em situações de imprevistos;
  • Retire produtos ou pratos que você não tem capacidade para produzir naquele momento; 
  • Saia do sistema, caso pretenda fechar a loja mais cedo;
  • Defina um período de cozimento que se adeque a sua operação para não prejudicar seus clientes com atrasos. 

7- Cuide da reputação da sua marca 

Uma boa reputação no Rappi ajuda a construir a confiança entre os potenciais clientes, além de melhorar a fidelização do consumidor e seu marketing boca a boca.

Embora a construção de uma boa reputação leva tempo e dedicação contínua, você pode implementar algumas dicas para otimizar seus resultados. São elas: 

  • Mantenha a qualidade dos produtos e serviços. Isso inclui a preparação cuidadosa dos alimentos, embalagens seguras e entregas pontuais;
  • Informe o consumidor sobre o status do pedido, possíveis atrasos e quaisquer detalhe que seja  relevante, uma vez que isso mostra cuidado e profissionalismo; 
  • Responda rapidamente aos questionamentos, preocupações e solicitações dos clientes. Esteja disposto a resolver problemas de forma rápida e eficaz para garantir uma boa reputação; 
  • Leve as avaliações e feedback dos clientes a sério. Aprenda com os comentários construtivos e use-os para identificar áreas de melhoria. Deixe claro aos consumidores que você valoriza a opinião deles e está disposto a corrigir os problemas que os deixam frustrados;
  • Ofereça promoções ou descontos exclusivos para clientes do Rappi. Isso não apenas incentiva os clientes a fazerem pedidos, mas também pode resultar em avaliações mais positivas devido à percepção de valor agregado.

8- Crie campanhas de marketing para atrair os clientes 

Provavelmente, você já ouviu aquela famosa frase “quem não é visto não é lembrado”. Tendo isso em mente, procure criar campanhas de marketing que potencializem os resultados do seu negócio. Entre as opções disponíveis, no aplicativo, destacam-se: 

  • Frete grátis;
  • % de desconto;
  • 35 minutos ou cashback;
  • Fidelidade;
  • Cupons;
  • Cashback.

Uma das vantagens das campanhas na plataforma é que ela permite segmentar a audiência. Por exemplo, caso pretenda atrair pessoas que nunca compraram em seu restaurante dentro do aplicativo, basta selecionar a opção “Novos Clientes”. 

9- Invista no Rappi Ads

Esse recurso é a plataforma de publicidade oferecida pelo Rappi para que empresas e marcas promovam seus produtos ou serviços dentro do aplicativo.

Se você já usa o Facebook ou o Instagram Ads não terá tanta dificuldade, uma vez que a dinâmica é semelhante a essas duas ferramentas. Entretanto, caso não tenha habilidade com nenhuma dessas alternativas, confira, a seguir, as vantagens do Rappi Ads para o seu negócio: 

  • Segmentação Precisa: os vendedores podem direcionar suas campanhas para públicos específicos com base em localização, preferências de compra e outros dados demográficos, maximizando a relevância dos anúncios;
  • Aumento das Vendas: ao atingir diretamente os usuários enquanto eles estão fazendo compras ou pedidos, os anúncios têm o poder de influenciar as decisões do consumidor e aumentar as vendas;
  • Mensuração e Otimização: a plataforma Rappi Ads oferece métricas detalhadas sobre o desempenho dos anúncios, permitindo que os anunciantes monitorem o ROI e otimizem suas campanhas com base nos resultados;
  • Flexibilidade de Orçamento: a plataforma permite que os anunciantes definam seus próprios orçamentos e lances, adaptando suas estratégias de publicidade às suas necessidades e recursos.

Além disso, os anúncios são exibidos em locais estratégicos, como: 

  • Meus favoritos; 
  • Lista de restaurantes;
  • Ranking por categoria;
  • Pesquisador. 

10- Trabalhe com o chat direto

Esse recurso foi desenvolvido para que a sua empresa entre em contato com o consumidor sempre que precisar. Na prática, você pode:

  • Conversar com os consumidores que tenham pedidos ativos, desde o momento em que ele é criado até sua entrega; 
  • Administrar qualquer situação em tempo real, o que melhora a experiência do cliente. 

11- Não desista!

Persistir no Rappi permite que você construa uma reputação sólida ao longo do tempo. Clientes satisfeitos deixam avaliações positivas, o que contribui para uma boa imagem do seu negócio e, como consequência mais vendas.

Outro motivo que você deve seguir em frente é que, a medida que você enfrenta desafios e obstáculos no Rappi, você tem a oportunidade de aprender e crescer. Cada problema superado é uma chance de adquirir novas habilidades, melhorar os processos e se tornar um vendedor mais eficiente.

Além disso, o segmento dos aplicativos de entrega e marketplace é dinâmico e está em constante evolução. Continuar a se adaptar e evoluir com as mudanças é crucial para acompanhar as tendências do mercado e as preferências dos clientes.

Também é preciso destacar que, quanto mais tempo você permanecer na plataforma, maior será sua visibilidade e alcance. Isso resulta em mais exposição aos clientes em potencial e mais chances de conquistar consumidores fiéis.

Por fim, plataformas como o Rappi oferecem suporte e recursos para ajudar os vendedores a ter sucesso. Ao continuar trabalhando na plataforma, você pode aproveitar esses recursos e se beneficiar das parcerias.

SobreMatheus Pereira

Tenho 11 anos de experiência como analista de conteúdo e SEO, trabalhando em empresas renomadas do setor, como a Rock Content.

Ao produzir conteúdos, busco unir a qualidade e credibilidade. Para isso, dedico tempo para pesquisar e utilizar fontes confiáveis, agregando informações de especialistas por meio de vídeos e áudios.

Essa abordagem enriquece o conteúdo e proporciona uma perspectiva aprofundada sobre os assuntos tratados.

Ao mesmo tempo, procuro ficar atento as tendências e melhores práticas do mercado de marketing digital, por meio de cursos, workshops e conferências.

Como um apaixonado por SEO, acredito que a educação e o conteúdo de qualidade podem mudar o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo